Muito se tem falado e escrito sobre o papel da escola na comunidade e vice versa. Hoje é a minha vez. Como cidadã e como professora nunca questionei a necessidade deste elance para que as " coisas" funcionem. As relações entre escola e população devem ser estreitas e funcionarem, sempre que possível , em parceria com a comunidade, seja ela na forma de associação, clubes, poder local ou até mesmo pessoas anónimas.
A troca de saberes e de culturas é essencial para um crescimento são quer dos alunos envolvidos nestes projectos quer da própria comunidade local.
A relação da escola com o exterior não deve ser exclusiva ao seu microssistema , mas sim alargar-se ao seu macrosistema,é por isso que vejo com bons olhos a iniciativa de uma educadora de infância, alheia à nossa freguesia mas que em pouco mais de um ano de trabalho tem mobilizado de uma forma significativa crianças, colegas, família e comunidade local.
São raras as iniciativas deste género numa terra com um património cultural tão rico como Sobrado, como tal devem ser apoiadas e acarinhadas.
O caso da Educadora Raquel Alves, coordenadora da escola de Paço, começou a delinear-se por alturas do S. João de 2007, quando os seus alunos ( crianças entre os 3 e os 5 anos) lhe falavam do S. João de Sobrado, dos bugios e dos mourisqueiros . A educadora, que desconhecia a tradição até à data, informou-se e visitou a festa. O resultado desta troca de saberes, que começou com uma criança de 3 anos resultou em actividades na sala de aula sobre a festa, sobre a cultura local.
Depois disto o gosto pelas tradições locais, e a imagem das crianças que ainda as vivem com verdadeira paixão, motivou a educadora para voos mais altos.
Actualmente está em marcha um projecto educativo ( ao nível da escola) sobre tradições locais. Já daqui a quinze dias será feita uma desfolhada na escola, mostrando e integrando os mais novos naquilo que era o habitual há uns anos por terras sobradenses .
Fica a esperança enquanto colega da educadora Raquel e principalmente enquanto sobradense que esta iniciativa germine e dê mais frutos ao nivel do agrupamento, porque, e como dizia um aluno, "a escola somos nós todos".